Um dos suplementos mais consumidos pelos praticantes de musculação, a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil absorção pelo corpo.
Vamos agora entender agora o que é a dextrose, para que serve exatamente e como tomar para melhores resultados.
O que é Dextrose?

A dextrose é um carboidrato simples, de digestão e absorção extremamente rápidas, e que fica disponível para as células em um tempo muito menor comparado a outros carboidratos.
Nossas células precisam de energia para realizar suas atividades, e ela vem principalmente dos carboidratos que consumimos. E é justamente aí que entra a dextrose.
Assim, podemos dizer que a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil utilização pelas células, ideal para quem pratica exercícios.
Para que Serve a Dextrose?
A dextrose possui um alto índice glicêmico, o que significa que assim que é digerida e absorvida ela irá elevar os níveis de glicose no sangue, causando o que chamamos de pico de glicemia.
Esse pico de glicemia gera um aumento rápido dos níveis de insulina, que faz com que as células musculares absorvam o açúcar e estoquem na forma de glicogênio.
Assim, os músculos têm a quantidade de energia necessária para gerar todo processo anabólico de ganho de tecido e aumento de volume.
Entretanto consumi-la antes do treino poderá deixar você sem energia e com hipoglicemia (baixa nos níveis de açúcar no sangue) na metade da atividade.
Diferença entre dextrose e maltodextrina
Não é incomum as pessoas confundirem esses dois suplementos, já que ambos são carboidratos e podem ser utilizados como fonte de energia.
A primeira diferença entre os dois é que a maltodextrina é um carboidrato complexo, o que significa que sua digestão e absorção é mais lenta. Já a dextrose é um carboidrato simples e de rápida absorção.
Outra diferença entre elas se dá pela via de metabolização. Embora ambos sejam absorvidos no intestino e causem um aumento de glicose e insulina no sangue, a maltodextrina precisa primeiramente passar pelo fígado, para que suas moléculas sejam quebradas. Só depois desse processo é que ela é absorvida.
Dessa maneira, como tem uma assimilação mais lenta, a maltodextrina fornece energia de maneira mais gradual, o que a torna uma melhor opção de suplemento para o pré-treino, enquanto a dextrose traz mais benefícios se for utilizada no pós-treino.
Por que utilizar dextrose?
Logo após o fim do treino, há uma janela de até 60 minutos onde nutrientes deverão chegar até os músculos para que sejam reduzidos os efeitos do catabolismo, que é a utilização do tecido muscular para fornecimento de energia para o organismo.
Para quem está na academia e ainda tem que ir para casa, o tempo de preparar o alimento e consumi-lo pode não ser suficiente.
A dextrose serve exatamente como uma opção rápida para recuperar os estoques de glicogênio dos músculos, evitando que ocorra uma degradação do tecido muscular, que poderia colocar a perder todo o seu esforço durante o treino.
Dextrose engorda?
Esse é o principal medo de muitos praticantes de musculação que evitam o suplemento, justamente por acreditar que a dextrose engorda.
Como a dextrose é um carboidrato simples que aumenta as taxas de glicose e insulina no sangue, ela pode levar ao acúmulo de gordura, mas apenas se usada de forma isolada, sem associação com exercícios.
O segredo é utilizar a dextrose como suplemento pós treino e controlar o que consome ao longo do dia, evitando ingerir mais do que o corpo irá gastar com seu metabolismo.
Como tomar dextrose?
A melhor maneira de tomar dextrose é combiná-la com uma fonte de proteínas de rápida absorção, como o Whey Protein, de preferência na forma isolada.
A glicose é essencial para a entrada das proteínas, vitaminas e minerais nas células, dentro da “janela” dos 60 minutos após o treino, que é o tempo ideal para evitar o catabolismo muscular.
Dilua a dextrose e o whey em água, e tome imediatamente após o treino. Caso opte somente pela dextrose, o procedimento deverá ser o mesmo: dissolva a dextrose em 200 ml de água e tome tão logo acabe de se exercitar.
Quanto tomar de dextrose?
A quantidade ideal de dextrose irá depender de uma série de fatores, mas em geral um scoop de 30 g já é suficiente para fornecer a quantidade de energia necessária para repor os estoques de glicogênio.
Para saber ao certo qual é a quantidade exata que atenda suas necessidades, o ideal é procurar um profissional especializado em nutrição esportiva.
Dextrose + Maltodextrina
Como cada uma delas tem um perfil de digestão e absorção diferentes, o uso de cada uma delas pode satisfazer objetivos também diferentes.
Sendo a dextrose uma molécula de açúcar simples e com absorção rápida, diferente da maltodextrina, que é composta por carboidratos complexos, combinar os dois tipos de suplemento pode ser uma boa alternativa para obter uma fonte de energia constante e ininterrupta no pré-treino.
Uma das opções de uso pode ser utilizá-las em conjunto, em uma proporção de 50-50 (metade de maltodextrina, e a outra metade dextrose).
Dicas
- Não tome dextrose nos dias em que não se exercite;
- Cuidado com a quantidade de dextrose que você toma para evitar o ganho indesejado de peso. Se você acha que 30 g ao dia é muito pouco, aumente gradualmente a quantidade, mas interrompa qualquer acréscimo caso note um aumento no ponteiro da balança;
- Quem é diabético ou tem a glicemia alta deve evitar o consumo de dextrose, já que ela eleva bruscamente as taxas de açúcar no sangue e pode causar um quadro de resistência à insulina;
- Não se esqueça de somar as calorias da dextrose ao total consumido ao longo do dia;
- Não tome qualquer tipo de suplemento sem a supervisão de um profissional especializado.
Aproveite para conferir no vídeo da nossa nutricionista maiores detalhes a respeito da dextrose
Posso tomar dextrose e whey para correr? Costumo ir na parte da manhã como consumo a parte sólida do café?
Posso misturar dextrose,bcaa e creatina numa garrafa com água e tomar durante o treino de Muaithay?E posteriormente ir para a musculação?
Cada um desses ingredientes tem a sua dose, vale a pena conferir direitinho antes de fazer.
Ola, o consumo em exesso de açucar com o tempo pode desenvolver a diabete! Com a dextrose acontece o mesmo?