A canela é o nome de uma especiaria obtida a partir da casca de uma árvore do gênero Cinnamomum, e pode ser uma importante aliada na perda de peso, no alívio de dores, fortalecimento da saúde do coração, entre outros.
Vamos agora conhecer os benefícios da canela, e em seguida ver algumas formas de utilizá-la e cuidados a serem seguidos.
Auxilia na perda de peso
A canela apresenta várias propriedades que ajudam no processo de emagrecimento, como:
- A canela aumenta o tempo do esvaziamento gástrico, o que faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo.
- É também um digestivo natural, isto é, auxilia na digestão dos alimentos.
- Ela também ajuda a aumentar o metabolismo, e assim, a queimar mais gorduras.
Pode aliviar as dores nos músculos e articulações
A canela contém sustâncias com atividade anti-inflamatória, e assim ajuda a reduzir as dores causadas pela inflamação em músculos e articulações, como artrites.
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Além de diminuir a sensação de fome, e assim reduzir o consumo de carboidratos, a canela pode melhorar a sensibilidade à insulina. Assim, a canela pode ser usada por pessoas que tem diabetes para ajudar no controle da glicemia. Veja todos os benefícios da canela para diabetes.
Mas os efeitos também seriam benéficos para pessoas sem diabetes, pois a redução dos níveis de açúcar no sangue ajudaria a diminuir o acúmulo de gordura.
É rica em antioxidantes
A canela é rica em antioxidantes poderosos, que trazem vários benefícios para saúde, como:
- Manter o bom funcionamento do sistema imunológico: A canela é um ótimo estimulante sistema imune, além de ter uma ação anti-inflamatória;
- Prevenir doenças cardíacas: Os efeitos antioxidantes da canela ajudam a evitar a inflamação e o acúmulo de gordura na parede das artérias.
Pode auxiliar no tratamento e na prevenção do câncer
Alguns estudos tem mostrado que a canela possui efeitos anti-cancer, tanto por suas propriedades antioxidantes, quanto por seu efeito na morte de células cancerígenas.
Assim, apesar de os estudos ainda estarem no início, é possível que a canela tenha uma dupla ação: como prevenção e como tratamento para diferentes tipos de câncer.
Pode retardar a doença de Alzheimer
O cinamaldeído, substância presente na canela, tem sido estudado como potencial tratamento para a Doença de Alzheimer.
Alguns estudos tem demonstrado que esse composto age como um neuroprotetor, evitando a morte de neurônios e ajudando a retardar a evolução ou mesmo prevenir a doença.
Pode auxiliar no tratamento da doença de Parkinson
O cinamaldeído também pode auxiliar no tratamento da doença de Parkinson. Um estudo mostrou que o cinamaldeído, depois de metabolizado pelo corpo, protegeu os neurônios, e melhorou as funções motoras de ratos com Parkinson.
Mesmo se tratando de um estudo com animais, o resultado é animador, uma vez que ainda não há um tratamento definitivo para a doença de Parkinson.
Como usar a canela
Na culinária:
A canela é empregada na cozinha como um material de condimento e aromatizante. O tempero é usado na preparação receitas de sobremesas como tortas de maçã, bolos e doces picantes e como um acompanhamento para bebidas como o café, o chá, o cacau quente e os licores.
No Oriente Médio, a canela é usada em pratos salgados de frango e cordeiro. Nos Estados Unidos, a canela é bastante usada ao lado do açúcar em cereais, torradas e frutas, especialmente as maçãs.
Na cozinha turca, é utilizada em pratos doces e salgados. A culinária persa usa a canela em pó para reforçar o sabor de sopas grossas, bebidas e doces. Misturas de canela com conhaque são populares em algumas regiões da Grécia.
Aprenda como preparar algumas receitas com canela para emagrecer. Veja também 7 receitas de bolo de canela light e essas 10 receitas de biscoito de canela light.
Contra mau odores:
O óleo de canela é um eficaz neutralizador de odores, pois proporciona um cheiro agradável ao ambiente e elimina as bactérias causadoras de maus odores. Veja também como fazer chá de canela, uma opção de consumo muito gostosa e que traz muitos benefícios.
Cuidados
A canela traz diversos benefícios para saúde, mas também pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente quando consumida em excesso, como:
- Irritação da mucosa da boca, causando feridas
- Hipoglicemia, principalmente quando a pessoa usa algum medicamento para diabetes
- Danos ao fígado, quando consumida em grandes quantidades.
Entenda melhor como consumir muita canela faz mal. Além disso, o uso da canela deve ser feito com cuidado por quem tem algum problema hepático ou cardíaco.
Vídeo: Benefícios da canela
Quer saber mais sobre os benefícios da canela? Então, não deixe de assistir o vídeo abaixo!
Fontes e Referências Adicionais
- Effects of plant extracts on HIV-1 protease
- Short-term germ-killing effect of sugar-sweetened cinnamon chewing gum on salivary anaerobes associated with halitosis
- Comparative study of cinnamon oil and clove oil on some oral microbiota
- The cinnamon-derived dietary factor cinnamic aldehyde activates the Nrf2-dependent antioxidant response in human epithelial colon cells
- Novel angiogenesis inhibitory activity in cinnamon extract blocks VEGFR2 kinase and downstream signaling
- Cinnamon Treatment Upregulates Neuroprotective Proteins Parkin and DJ-1 and Protects Dopaminergic Neurons in a Mouse Model of Parkinson’s Disease
- The potential of cinnamon to reduce blood glucose levels in patients with type 2 diabetes and insulin resistance
- Chromium and polyphenols from cinnamon improve insulin sensitivity
- Cinnamon: A Multifaceted Medicinal Plant
- Antioxidant capacity of 26 spice extracts and characterization of their phenolic constituents
Tenho Hepatite alto-imune sinto muitas dores nas articulações tomo remédios como azatioprina , ursacol e prednisona todos os dias a 5 anos será se posso Tomar o chá da canela ?
eu estou usando o po de canela e estou me sentindo muitas melhoras