Um equívoco de muitas pessoas sobre o universo vegano é acreditar que os veganos têm uma dieta alimentar restritiva, que deixam de comer diversos alimentos. Isso é verdade em partes.
Sim, veganos deixam de comer alimentos derivados de origem animal, como leite, ovos, mel, queijos, iogurtes e isso pode limitar o consumo de uma grande quantidade de pratos e produtos, mas a questão é que hoje em dia existem versões de receitas com ingredientes substitutos, que imitam os pratos originais através de uso de opções muito mais saudáveis. A salsicha vegana light é um dos alimentos que podemos dar de exemplo.
Existem hoje receitas bem inusitadas e diferentes de salsicha vegana light que você pode preparar em casa. Quando mais temperos utilizar, mais saborosa sua salsicha caseira ficará. Ela é não só uma excelente opção de lanche para veganos, mas pessoas que querem mudar seus hábitos alimentares deixando de lado o consumo de alimentos processados e preparar uma comida mais caseira, natural e nutritiva.
Abaixo estão dicas desse tipo de alimentação com receitas de salsicha vegana light, todas muito saborosas. Confira, prepare e conte-nos sua experiência gastronômica!
1. Receita de salsicha vegana light
Ingredientes:
- 2 xícaras de proteína de soja moída e hidratada;
- 100 gramas de polvilho doce;
- 100 gramas de polvilho azedo;
- ervas desidratadas a gosto;
- alho desidratado a gosto;
- páprica picante a gosto;
- pimenta calabresa desidratada a gosto;
- colorau a gosto;
- orégano a gosto.
Modo de preparo:
Amasse todos os ingredientes e incorpore tudo muito bem. Se achar necessário, adicione um pouco de azeite para dar liga à massa. Então modele em rolinhos compridos e enrole em papel filme 100% celulose e leve para cozinhar em água fervente por 15 minutos. Depois é só congelar. Antes de usar, é preciso tirar o papel filme. Consuma em sanduíches ou como preferir.
2. Receita de salsicha vegana light de grão de bico
Ingredientes:
- 1 xícara de grão de bico;
- 3 colheres de sopa de quinoa;
- 3 dentes de alho;
- 1 xícara de água;
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
- 2 colheres de chá de vinagre de arroz;
- 3 colheres de sopa rasas de farinha de glúten;
- 3 colheres de sopa de corante de urucum;
- sal a gosto;
- cominho a gosto;
- pimentas em grão moídas;
- gengibre em pó a gosto.
Modo de preparo:
Deixe os grãos de bico de molho em água por um dia. Coloque todos os ingredientes, com exceção da farinha de glúten em um processador e bate até obter uma massa homogênea. Corrija temperos, se necessário. Em seguida, adicione a farinha de glúten e bata até que a massa fique homogênea novamente. A massa fica com uma textura mais resistente. Com esta massa pronta, basta preencher aos poucos a forma de salsicha. Leve ao microondas por 1 min em potência máxima e depois espere 10 minutos com as salsichas dentro do microondas aquecido. Repita as últimas duas operações até acabar toda a massa. Quando for usar cozinhe as salsichas no molho de tomate ou água e sirva como preferir.
3. Receita de salsicha vegana light com feijão branco
Ingredientes:
- 1/2 cebola média picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 3/4 xícara de feijão branco cozido;
- 1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de água;
- 2 colheres de molho de soja;
- 1 colher de sopa de extrato de tomate;
- 2 colheres de chá de páprica;
- 1 colher de chá de coentro em pó;
- 1 colher de chá de mostarda moída;
- 1/2 colher de chá de pimenta preta;
- 1/4 colher de chá de sementes de aipo;
- 1/4 colher de chá de maçã;
- 1/8 colher de chá de sal;
- 1 xícara de glúten de trigo;
- 1/3 xícara de farinha de aveia;
- 2 colheres de sopa de fermento nutricional;
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça.
Modo de preparo:
Aqueça uma frigideira pequena e doure a cebola e o alho por cerca de 3 minutos. Transfira a mistura de cebola e alho para um processador de alimentos. Adicione o feijão cozido, água, molho de soja, extrato de tomate, e todos os condimentos. Misture até obter uma pasta fina.
Misture os ingredientes restantes (glúten, farinha de aveia, o fermento, e sementes de linhaça) em um bowl. Incorpore o conteúdo do processador de alimentos e misture bem. Se precisar de mais umidade na massa adicione um pouco mais de água. Sove a massa na tigela por cerca de dois minutos. Prepare uma panela de cozinhar a vapor com água e leve para ferver. Corte 8 pedaços de papel papel manteiga, cada um com cerca de 6 centímetros de comprimento. Coloque o recheio e enrole em formato de salsicha e feche as extremidades. Coloque todas as salsichas veganas no topo de uma panela a vapor, cubra e deixe cozinhar durante 45 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de abrir. Sirva ou congele.
4. Receita de salsicha vegana light de cenoura
Ingredientes:
- 2 cenouras de tamanho médio;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 colher de sopa de cebola ralada;
- 2 colheres de sopa de óleo de gergelim tostado;
- 1 colher de sopa de vinagre;
- 1 pitada de pimenta-do-reino em pó;
- 1 pitada de gengibre em pó;
- 1 colher de café de sal.
Modo de preparo:
Descasque as cenouras e remova as extremidades. Leve para cozinhar em uma panela com água fervente por 10 minutos. Quando estiver al dente, escorra.
Misture todos os ingredientes do tempero, coloque em um saquinho hermético e incorpore as cenouras. Agite para misturar bem e deixe marinando na geladeira por um dia. Unte uma frigideira com azeite ou óleo e doure as cenouras junto com o molho em que marinaram, virando, até ficarem levemente douradas. Sirva essa “salsicha” fake de cenoura no pão vegano de cachorro quente.
5. Receita de salsicha vegana light com pinhão
Ingredientes:
- 300g de pinhão;
- 100g de castanha de caju;
- 1 colher de sobremesa de fumaça líquida;
- 1/2 xícara de alho-poró fatiado;
- 1 colher de chá de curry;
- 1 colher de chá de gengibre em pó;
- 1 colher de sopa de de missô;
- 2 colheres de sopa de molho de tomate;
- 1 colher de chá de alho em pó;
- 2 colheres de fécula de batata;
- 1 colher de chá de ágar-ágar;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- páprica a gosto;
- pimenta caiena a gosto;
- pimenta calabresa a gosto;
- tempero verde a gosto;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe o pinhão na panela de pressão por 1 hora até ficar macia, deixe amornar e descasque. Deixe a castanha de caju de molho na água por pelo menos 1 hora. Escorra a água e reserve.
Processe os ingredientes numa batedeira, exceto o ágar ágar, até ficar bem homogêneo. Transfira para uma panela. Cozinhe por cinco minutos. Deixe esfriar. Em outra panela ferva 1/2 copo de água e dissolva o ágar ágar. Em seguida incorpore o ágar-ágar à massa. Acerte o sal. Espere esfriar, modele no formato de salsicha envolvendo em papel vegetal. Leve à geladeira e consuma depois de 2 horas. Antes de consumir aqueça na frigideira ou assadeira no forno.
6. Receita de salsicha vegana light com farinha de rosca
Ingredientes:
- 2 xícaras de soja cozida e moída;
- 3 dentes de alho moídos;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 1/2 xícara de farinha de rosca;
- 1/2 xícara de molho de tomate;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um bowl amassando bem até obtr uma massa homogênea. Se for necessário acrescente mais farinha de rosca. Se quiser adicione cheiro verde e temperos da preferência como pimenta, cominho, orégano, etc. Modele as salsichas e asse em forma untada até dourar. Sirva.
quero experimentar todas assim que as fizer venho aqui dar minha opinião mais pra mim parece todas muito gostosas
Ovtriate é ter que divulgar o veganismo como “light” pq as pessoas tem essa neura de emagrecer…quando na verdade tudo que importa é deixar os animais em paz! E toda comida em quantidade exagera engorda.
Gostei do apanhado geral, mas será que não tem fontes? Geralmente outras pessoas criam e testam, retestam…
Enfim, obrigada por compartilhar.
Parabéns pela coletânea! Na receita de grão de bico, o grão é usado crú ou após o demolho deve ser cozido ?
Geralmente é cozido.