Combate o envelhecimento, melhora da digestão e efeito anti-inflamatório: conheça todos os benefícios do urucum e saiba como usar!
O urucum pode ser encontrado principalmente na América do Sul, Caribe e outras áreas de clima tropical e suas aplicações vão desde a gastronomia até a produção de cosméticos.
Trata-se de um fruto cujas propriedades são capazes de promover diversos benefícios à saúde e boa forma, que vamos explicar a seguir.
Propriedades e benefícios do urucum
Veremos agora para que serve o urucum, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.
1. Contribui para uma visão saudável
O urucum tem alto índice de carotenoides que contribuem para a saúde da visão de diversas formas, como por exemplo protegendo os olhos contra raios UV.
Além disso, ele funciona como um antioxidante para o sistema ocular, auxiliando na prevenção de catarata e protegendo contra a degeneração macular. Além disso ajuda a manter a visão forte e também a prevenir doenças oculares mais graves.
2. Combate o envelhecimento
Os carotenoides presentes no urucum também são ótimos antioxidantes. Outros compostos orgânicos como tocotrienois também têm a função antioxidante e previnem os sinais de envelhecimento combatendo os radicais livres que destroem as células. E é justamente por conta disso, que o urucum é muito usado para o tratamento da pele.
3. Ajuda a manter os ossos fortes
O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio. Por isso, ele se torna importante para quem quer complementar a quantidade de cálcio diária recomendada. Vale lembrar que a osteoporose pode afetar qualquer pessoa, fazendo com que o mineral seja fundamental na alimentação diária.
4. Importante para a boa formação do feto
A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, dentre eles a prevenção de defeitos congênitos no feto. Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.
5. Efeito cicatrizante
Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.
6. Ação anti-inflamatória
As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele para minimizar os sintomas. Também é possível utilizá-la para ajudar na cura de infecções vaginais.
7. Pode ajudar na saúde do coração
As folhas podem trazer uma série de benefícios do urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.
8. Pode ajudar na digestão
Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, o urucum contribui para uma boa digestão e uma melhor absorção de nutrientes no organismo.
As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.
9. Pode ajudar na perda de peso
Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom aliado na perda de peso. Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a tendência do organismo de estocar gordura.
10. Ajuda a aliviar dores no estômago
O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados por comidas mais apimentadas.
Como usar: aproveite os benefícios!
Muitos estudos ainda estão sendo realizados com a erva. A cada dia são descobertos novos benefícios do urucum.
Infusão de urucum:
Como vimos anteriormente, não é apenas a semente que oferece os benefícios do urucum, suas folhas também. A infusão da folha de urucum pode ser um ótimo anti-inflamatório, tratar feridas, infecções, reduzir o colesterol, diminuir pressão arterial e outros problemas.
Chá de urucum:
A melhor forma de consumo é em forma de chá de urucum. Para fazê-lo, basta adicionar de 8 a 12 folhas de urucum em um litro de água fervente por 12 minutos, em seguida, deixe esfriar e beba 3 copos uma vez ao dia.
Urucum em cápsulas e sementes integrais:
Outra forma de aproveitar os benefícios do urucum é consumindo o urucum em cápsula, ou as sementes integrais, que você pode encontrar em feiras locais, lojas de produtos naturais ou lojas de especiarias em geral.
Óleo de urucum:
Uma outra forma possível de consumir os benefícios disponíveis nas sementes, é por meio do óleo de urucum. Saiba aqui como fazer óleo de urucum.
Entretanto, mesmo com diversos benefícios, há alguns casos de pessoas que apresentaram reações alérgicas ao urucum.
Vale lembrar ainda que caso você vá passar por uma cirurgia futuramente, evite o urucum, pois ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue.
E por fim, mesmo com benefícios para mulheres grávidas, o ideal é que seu consumo seja prescrito pelo médico, para definir a quantidade apropriada.
Excelentes as informações, sou pré diabética e controlo a glicemia com as sementes do urucum! É a primeira vez que comento!
Excelentes as informações, sou pré diabética e controlo a glicemia com as sementes do urucum!
Se for possível, explique-me porque o urucum afeta os níveis de açúcares no sangue, que isso impede fazer cirurgia no futuro.
oi bom dia me chamo José então eu lir se realmente o urucum tem tds isso que ajuda combater é essas doenças eu fico feliz porque eu vou começar a fazer o usó do urucum porque eu sou diabéticos
atencionsate
Quantas sementes de urucum eu posso tomar para o diabetes tipo ll .
Desde já agradeço a atenção
Vou usar, tenho aqui.
Obrigada pelas informações.